Bairro devastado após enchente será deslocado e reconstruído do zero no RS
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, fica numa curva do rio e tinha 2 mil habitantes. Cerca de 600 casas desapareceram após a passagem do Rio Taquari, que chegou a 34 metros, 21 acima da cota de inundação. Em maio de 2024, bairro Passo de Estrela foi um símbolo da devastação no Estado
Jefferson Botega/Agência RBS
Um dos símbolos da destruição causada pela enchente de 2024 no RS, o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, será reconstruído do zero após ser completamente devastado pela força da água. Em maio do ano passado, cerca de 600 casas desapareceram após a passagem do Rio Taquari, que chegou a 34 metros, 21 metros acima da cota de inundação.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O anúncio foi feito pelo governo do RS e pela prefeitura de Cruzeiro do Sul na terça-feira (22) como parte do Plano Rio Grande, programa do governo estadual para financiar iniciativas de reconstrução.
Cruzeiro do Sul tem 13 mil moradores e fica à beira do Rio Taquari, um dos que mais subiram na enchente do Rio Grande do Sul.. O bairro Passo de Estrela fica em uma curva do rio e tinha 2 mil habitantes. Veja detalhes sobre a destruição em reportagem do Fantástico abaixo.
A cidade ficou marcada pelo resgate de um bebê de três meses por um helicóptero do Exército no auge da enchente. Em dezembro, a atriz Cate Blanchett, voluntária da ONU, visitou o local.
O novo bairro será reconstruído do zero, em uma região a cerca de 3 km de distância de onde ficava o Passo de Estrela original. No local antigo, será construído um parque memorial. Não serão mais permitidas habitações no local.
A região foi classificada como Área Diretamente Atingida (ADA) e incluída no Mapa Único do Plano Rio Grande como zona de alta suscetibilidade à inundação. Máquinas já trabalham para limpar o local.
"Nosso objetivo é garantir que essas pessoas nunca mais passem pela tragédia da enchente. O Novo Passo de Estrela será um símbolo de recomeço, e o parque memorial servirá para lazer e memória", disse o governador durante o lançamento do projeto.
LEIA MAIS
FANTÁSTICO: bairro teve quase todas as casas destruídas em 2024
'A gente agradece todo dia', diz mãe de bebê resgatado de helicóptero
Voluntário, viúvo, morador: como estão as pessoas marcadas pela enchente
Máquinas já trabalham na região onde deve ser erguido o Novo Passo de Estrela, no lugar de um dos bairros mais atingidos pela enchente em Cruzeiro do Sul
Jürgen Mayrhofer/Secom
Após o anúncio, o próximo passo esperado pelo governo é a elaboração dos projetos para a construção do novo bairro. Como ainda não há detalhamento de como serão feitas as novas ruas e os lotes da área, não é possível afirmar o número exato de casas que serão construídas, mas a expectativa é de pelo menos cem novas casas, segundo o governo do RS.
De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Leandro Marmitt (PP), no local devem ser construídos um pavilhão esportivo, uma igreja, além de comércios, escola, unidade de saúde e creches. Também estão previstas instalação de rede pluvial, novas ruas e sistema de iluminação.
Vídeos de celular reconstituem enchente que devastou bairro de 850 casas no Rio Grande do Sul
Bairro devastado após enchente será deslocado e reconstruído do zero no RS
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS